Você sabe o que são aquelas bolinhas fedidas que aparecem na garganta? Se não sabe, você ficará surpreso ao descobrir!


Por Michelli
Em 11/03/2019

Talvez isso nunca tenha acontecido com você ou talvez você já tenha sentido uma pequena bola em sua boca e, quando a tirou, encontrou uma desagradável pastilha branca (ou amarelada) e bastante fedorenta. Se isso aconteceu com você, você pode não ter a menor ideia do que é e do que ela fazia lá. A primeira coisa que você deve saber é que isso não é nada sério.

Caseum do latim ou cáseo são formados por epitélio flagrante do próprio amígdalas, a decomposição dos resíduos de alimentos e ação de bactérias que produzem bolinhas esbranquiçadas com mau cheiro pestilento .


Elas são formadas por epitélio descarado da própria amígdala, a decomposição de resíduos alimentares e a ação de bactérias. Na maioria dos casos, a menos que chequemos nossa garganta regularmente, não estamos cientes de que elas estão lá. Mas às vezes esses cálculos atingem um tamanho considerável e geram ligeiros aborrecimentos.

Como prevenir e eliminá-los 

O caseum são uma das razões pelas quais temos mau hálito um problema que afeta cerca de 25% da população. Hoje existem outras técnicas alternativas, como a que remove todas as camadas superficiais das amígdalas e suas criptas com laser.